Mesmo quem capricha no esmalte e vai semanalmente à manicure, pode ter unhas quebradiças, esbranquiçadas ou com rachaduras. Por isso, elas pedem um tratamento especial.
Vai aqui algumas dicas:
A entrevista
Quando chegamos em uma empresa, somos diretamente avaliados pela nossa aparência e postura. Depois é que o nosso currículo e experiência profissional são vistos. A entrevista é a primeira chance do candidato se destacar dos demais e impressionar o selecionador. Indo mal nessa primeira etapa, ele certamente não será chamado para uma segunda avaliação. Neste momento, você deverá comunicar-se e quando for fazê-lo, sem dúvida todos estarão olhando para você, principalmente nas dinâmicas de grupo. Portanto, você precisa estar com as mãos em lugar visível, nunca escondidas. Ao gesticular, seja cometido, e procure falar de forma pausada, para que as pessoas o entendam. E neste momento, não se engane, suas unhas podem dar uma impressão boa ou má a seu respeito. Entenda o porquê.
Unhas roídas e/ou não cutiladas
Demonstram que o candidato é ansioso, que não consegue conter seus próprios impulsos. Pessoas com unhas neste estado, são vistas como desleixadas consigo mesmas e até com o modo como administram a sua vida pessoal e suas questões profissionais. Pessoas centradas, equilibradas e consciente do que querem, não roem unhas. Pelo menos, isso é o que a maioria das empresas de RH acredita. E já que o visualmente fica muito feio, por que não parar de roer as unhas e mantê-las cuidadas? Independentemente de conseguir a vaga ou não, é um investimento válido.
Unhas em cores vibrantes
Todas nós sabemos que o mercado de esmaltes cresceu muito nos últimos dois anos. Cores que antes sequer imaginaríamos nas unhas, hoje são hts nas unhas das It Girls de todo o planeta. Mas vale ressaltar que essas cores mais chamativas (cor de abóbora, verde, azul, amarelo, rosa fluor), em geral não bem aceitas em entrevistas de emprego. Elas mostram o quanto você sabe ser diferente e consegue incorporar novas idéias e tendências à sua vida. Por esse lado, até que é bom, porque as empresas buscam aqueles que tenham essa capacidade de assimilar o novo. Mas em geral, elas não gostam daqueles que destoam demais do restante do grupo. Os tons mais vibrantes, tem consigo uma ousadia, que pode ser interpretada como uma grande dificuldade em cumprir ordens e aceitar a hierarquia proposta pela empresa.
Nail Arts
Fazer florzinhas, carinhas, bichinhos nas unhas, assim como usar carimbos para reproduzir desenhos mais elaborados, também não é nem um pouco bem visto pelo RH das empresas. Mulheres que se apresentam desta forma, são vistas como imaturas, despreparadas para trabalhar sobre pressão, e incapazes de assumir responsabilidades maiores no decorrer da carreira. Se for fazer algum desenho nas unhas, que seja discreto e não conflitante com o resto do vestuário.
Unhas muito grandes
Mulheres com unhas muito grandes, costumam ser vistas como autoritárias, pois as unhas neste caso, passam a ser representadas como garras, que ameaçam e amedrontam as pessoas à volta, demonstrando a superioridade e o domínio de quem as exibe. Sem contar que, se for para trabalhar em hospitais, clínicas de estética e locais onde se manipule alimentos (dentre outros), elas são totalmente desaconselháveis pelo aspecto da higiene e da saúde. Mesmo com esmaltes discretos, unhas muito grandes sempre chamam atenção.
Esmaltes escuros não são mais tabú
Não existe necessidade de apresentar-se somente com esmaltes clarinhos e transparentes. Tons de uva, vinho, vermelho e até tons de terra e marrom,, já foram incorporados dentro do critério de normalidade das empresas. Não tente o preto, que ainda é muito chocante e associado (ainda que de forma indevida), a roqueiros, punks, góticos e afins. Se a dúvida persistir, permaneça nos claros.
Unhas lascadas são bem piores que unhas não pintadas
Uma coisa que chama muita atenção, é quando o esmalte já está velho nas unhas, principalmente quando são cores mais escuras. Portanto, se o esmalte já está lascado, fosco e sem brilho, opte por retirá-lo, mesmo que você não tenha tempo de repintar as unhas e tudo o que possa fazer, seja passar uma camada de esmalte incolor nelas. Com certeza, a impressão será bem melhor. Mulheres com esmaltes em mal estado nas unhas, passam a imagem de que nunca sabem a hora certa de refazer algo, e que não tem senso crítico.
Os pés também são destaque
Se comparecer na entrevista de sandália, você deverá ter o mesmo cuidado com as unhas dos pés, que deverão estar limpas, cutiladas e em tamanho aceitável e também pintadas em cores discretas. Uma boa dica para os dias em que você não tem tempo de fazer as unhas dos pés, é hidratar bem as cutículas, com óleo por exemplo, de forma que elas não apareçam. Se a situação está muito ruim, não tem jeito, vá de sapato fechado.
Observações Importantes
O que eu falei aqui, diz respeito as empresas mais tradicionais, em que esses pontos são avaliados de forma mais criteriosa, mas existem segmentos em que ter unhas com maior destaque, vão lhe garantir vantagens diante dos outros candidatos. Empresas de publicidade e propaganda, em geral, gostam de pessoas com o visual mais arrojado e aceitam bem as cores mais fortes. Quem se propõe a trabalhar na área artística, também poderá ousar muito mais em todos os sentidos. Assim como vários outros segmentos. O mais importante, antes de comparecer a uma entrevista de emprego, é dar um Google na empresa e colher o máximo de informações possíveis a respeito. Geralmente empresas familiares e onde a diretoria é mais velha, não vêem com bons olhos esses modismos.
Se você tiver algum problema nas unhas como micoses ou unheiro, nem pense em colocar um curativo espalhafatoso nos dedos. Opte por um curativo cor da pele, e haja naturalmente. Esconder as mãos, vai piorar a situação e certamente deixará em evidência, algo que poderia passar desapercebido. Também procure não colocar relógio, pulseira e nem anéis na mão que está com o problema. Evite chamar atenção para ela.
Uma atitude sábia também, é entrar na empresa mais básica e ir sentindo como as coisas funcionam. Vá observando como as outras funcionárias se apresentam, como é a chefia, enfim, vá colhendo informações todos os dias. Aos poucos, vá incorporando as novidades que julgue competente nas unhas. Afinal, você já está trabalhando na empresa e pode fazer isso com mais facilidade. Mas não cometa exageros! Nail Arts devem ser descartadas sempre, a não ser que você trabalhe com recreação infantil! Unhas roídas e mal cuidadas também, não são bem vistas nunca.
Depois vou postar mais dicas falando de aspectos variados da aparência e boa colocação, para que vocês se dêem bem nas entrevistas e tenham ótimas carreiras. Porque não existe nada melhor do que ser independente e estar bem empregada.
Nota Importante
Em momento algum, eu quis dizer que o que foi relatado é uma verdade absoluta. Por vezes uma avaliação feita apenas pelo visual do candidato, não condiz com quem ele realmente é, e não demonstra a forma como ele realmente trabalha. Pessoas com o visual certinho, social, nem sempre reproduzem no local de trabalho, a conduta correta que se espera delas. Mas achei pertinente fazer essas colocações, principalmente para as mais jovens não se equivocarem no contato inicial, pois é assim que a maioria dos departamentos e empresas de RH trabalha.