Pages

. . . . .

segunda-feira, 15 de março de 2010

Dicionário de Baianês

Meninas,como tenho amigas de vários estados...e mtas não conhece a minha linda Bahia...resolvi colocar o dicionário baianês aqui, assim quando vim a Salvador já vai entender tudo rs...


A CULHÃO - De qualquer jeito, na marra; sem interesse (ópaisso: tudo feito a culhão)

A FACÃO - Algo feito na marra (ver também na mão grande)

A MIGUÉ - À vontade, de forma esculhambada

A PULSO - À força

À TOA - Parado (que cê tá fazendo aí à toa?)

ABESTALHADO/BESTALHADO - Bobo

ABILOLADO - Maluco; abobalhado

ABRIR O GÁS - Se mandar, ir embora

ABUSAR - Perturbar, encher o saco (mainha, manda Cecilia parar de me abusar!)

ÁGUA-DURA - Cachaça

ALTEAR - Aumentar o volume (do rádio)

APREÇAR - Procurar saber o preço

ARGOLA - Qualquer tipo de brinco

ARMENGUE - Improviso, gambiarra; pessoa ou coisa feia

ARRASTAR ASA - Dar bola, estar a fim de alguém

ARROCHADO - Metido a valente; roubado

ARRODEAR - Dar a volta (arrodear o quarteirão)

ASSUNTAR - Prestar atenção

ATIRADO - Ousado; que se mete sem ser chamado

ATOLEIMADO - Lerdo, bobo

AVE MARIA! - Interjeição pra qualquer situação

AVEXADO - Apressado

AVIONADO - Disparado, correndo muito

AVOADO - Desligado

AZUADO - Pertubado

BABA - Racha, pelada

BANCA - Estudo particular (meu filho faz banca de português)

BANDA-VOOU - Cuca fresca, pessoa largada; quem topa tudo

BARÃO - Gente rica, milionário

BATER A CAÇULETA - Morrer

BESTAGEM - Bobagem, babaquice

BOCA-DE-ZERO-NOVE - Lugar de se dar mal

BOCAPIU - Sacola de palha; recomendação para ficar de boca fechada ao saber de um segredo

BOIADO - Cansado

BORA? - Vamos? (bora brincar?)

BORBOLETA - Torniquete de ônibus

BOTAR GOSTO RUIM - Melar, atrapalhar um negócio; perturbar; colocar defeito

BOTAR PILHA - Botar fogo, estimular briga

BRÔCO - Desorientado, desordenado; demente

BULIR - Mexer, tocar (não bula aí, menino!)

BUNDA CHULADA - Bunda reta, pessoa sem bunda

BUZU - Ônibus

CABEÇA-DE-ARROMBA-NAVIO - Cabeça grande

CABELO-DE-ARAPUÃ - Cabelo assanhado, desgrenhado

CACARECO - Mudança de pobre, bagulho

CACETINHO - Pão de sal pequeno (50 g), pao frances

CACHAÇÃO - Tapa na cabeça ou no pescoço

CAGADO E CUSPIDO - Idêntico, muito parecido

CAIR MATANDO - Comer tudo; não deixar falar; dar porrada

CAIR NA TACA - Apanhar (ele mentiu, aí caiu na taca)

CAIXÃO E VELA - Morreu aí, não há mais o que fazer; dançar em alguma coisa

CAMBITO - Perna fina

CANGUINHA - Pão-duro

CAPOTE - Casaco de frio

CARA-DE-FUINHA - Pessoa com o nariz achatado ou defeituoso

CARNE-DE-PESCOÇO - Pessoa difícil de tratar; teimoso

CARTEIRA - Mesa de trabalho

CERCA-LOURENÇO - Frescura, nove-horas, complicação (esse cara tá cheio de cerca-lourenço!)

CERTA FEITA - Uma vez (certa feita eu ia passando por ali e...)

CHAMAR CACHORRO DE CACHO - Estar totalmente bêbado, não pronunciando mais as sílabas finais das palavras

CHAMAR HUGO - Estar vomitando por estar embriagado


CHAMAR RAUL - Vomitar

CHEGUE - Vem cá (chegue, meu nego, cheque)

CHEGUE À FRENTE - Entre, participe da conversa

CHEIO DE NOVE-HORAS - Cheio de complicação, enrolado

CHEIO DO PAU - Bêbado

CHIADA - Reclamação (deixe de chiada! ou então: esse cara é cheio de chiada!)

COBERTA - Lençol

COMER ÁGUA - Beber muita bebida alcoólica

COMER COM FARINHA - Fazer algo facilmente (isso aí é mole, eu como com farinha)

CONSUMIÇÃO - Encheção de saco; agonia; preocupação

CORRENTE - Gente fina, amigo de fé; cordão (jóia)

COURO COMEU - Houve briga (aí o couro comeu!)

CRENDEUSPAI! - Creio em Deus Pai!

CURIAR - Olhar ou observar com curiosidade

CURRIÃO - Cinto

CUSPIDO E ESCARRADO - Idêntico, muito parecido

CUXIM - Assento da bicicleta

DAR UM AMASSO - Dar um arrocho, tirar um sarro

DE BOTUCA - Olhando, corujando (tô aqui só de botuca)

DE HOJE A OITO - Semana que vem

DE JEITO E QUALIDADE - De forma alguma

DE RUMA - Muito, de montão

EMBORCAR - Virar de cabeça ou de boca pra baixo

EMPATA-FODA - Pessoa inconveniente, que aparece na hora errada

ENCAFIFAR - Ficar intrigado; ficar surpreso e na sua; ficar recolhido

ENFASTIADO - De saco cheio, desanimado

FALAR MAIS QUE A NEGA DO LEITE - Falar muito

FARDA - Uniforme escolar

FASTIADO - Enjoado (ver empaxado)

FAZER ENXAME - Juntar gente, fazer estardalhaço

FAZER O BALÃO - Fazer o retorno (no trânsito)

FICHINHA - Coisa fácil; pessoa inexperiente ou fraca em alguma coisa

FIFÓ - Lamparina

FILAR AULA - Matar aula

FIM-DE-LINHA - Ponto final; área nas cercanias do ponto final do ônibus

FOI MAL - Desculpe

FOLOZADO - Folgado, desregulado; caindo aos pedaços

FUBUIA - Cachaça, cana, cachaçada (hoje vou tomar umas fubuias. Aquele ali ja' ta' cheio de fubuia!)

GAITADA - Risada alta, gargalhada

GALERA DO MAL - A turma, a patota

GARAPA - Qualquer refresco muito doce

GÁS - Querosene

GASTURA - Nervoso (quando o giz escorrega no quadro: "não faz assim, me dá a maior gastura")

GELADINHO - Sorvete no saquinho

IMUNDO - Sujo (que cara imundo)

IDÉIA DE JERICO - Idéia boba, besteira

INHACA - Cheio ruim do sovaco

LÁ ELE - Outra pessoa, não eu

LAMBISGÓIA - Mulher magrinha e sem graça

LASCAR - Rasgar

LAVAR A JEGA - Se dar bem, lavar a égua

LENHADO - Em má situação, em mau estado

LESEIRA - Preguiça

MALINAR - Traquinar, perturbar

MANGAR - Gozar, sacanear (você tá mangando de mim?)

MOCÓ - Sacola de palha (ver bocapiu)

MORREU AÍ - Fim de papo

MORTA-FOME - Esfomeado; guloso; avarento

MOTÔ - Motorista de ônibus

NA PINDAÍBA - Na pior; sem grana

NA PIPOCA - Brincar o carnaval sem ser em bloco

NA TORA - À força, obrigado

NÃO CONTAR CONVERSA - Não perder tempo

NÃO TEM ERRADA - Não há como errar

NEM TCHUM - Nem te ligo, não quero nem saber

OXENTE - Puxa! qual é?, que é isso? (ver ôxe, xen e xente)

ÔXE - Puxa!, qual é?, que é isso? (ver oxente, xen e xente)

PAINHO/MAINHA/VOINHO/VOINHA - Pai / mãe / vô / vó

PASSAR BATIDO - Passar ligeiro, passar sem notar; entender algo facilmente

PERCATA - Sandália

PONGAR - Pegar carona; embarcar na idéia de alguém; pegar ônibus ou trem em movimento

QUEIXÃO - Cara de pau, entrão, bicão

QUEIXAR - Tentar namorar, cantar alguém; pedir alguma coisa na maior cara de pau

QUENTE-FRIO - Garrafa térmica

QUETAR - Ficar quieto (quete aí, menino!)

REI DA COCADA PRETA - Metido a besta

RETADO - capaz; gente boa; invocado, p... da vida; bravo; interjeição de espanto: ô, retado!

RUMA - Um monte

RUMAR - Jogar, lançar (eu rumei uma pedra nele.)

RUMBORA? - Vamos? (rumbora brincar?) (ver também bora, vombora, vãobora e umbora)

Sacrista - Sacana

Sacudir (a poeira) - Limpar a casa, tirar a poeira dos móveis.

Saído - Aquele que gosta de aparecer, exibido

Salitre - Maresia.

Sanitário - Banheiro.

Sargaço - Alga marinha.

Se abrir - Se oferecer.

Se amostrar - Querer aparecer, ficar em destaque, exibir-se

Se armar - Se dar bem; arranjar uma namorada/namorado.

Se arrombar - Se dar mal.

Se assunte! - Tome vergonha!; se ligue!; se olhe!

Se campar - Se dar mal.

Se estrompar - Se dar mal.

Se lenhar - Se dar mal.

Se ligue! - Se oriente, se toque, preste atenção; seja mais atento!

Se olhe! - Procure seu lugar, me respeite!

Se oriente! - Tome jeito!

Se picar - Se mandar, ir embora.

Se plante, bróder! / Se prante, maluco! - Fique na sua!; Vamo brigar agora!

Se respeite! - Me respeite.

Se saia, rapa! - Se toque; se mande; tome um cha' de sumiço!

Seco - Muito afim de fazer algo. ("Hoje estou seco por um baba.")

Segurar no pé - Encher o saco, vigiar, tomar conta. ("Essa mulher vive segurando no meu pé.")

Segurar vela - Diz-se de quem acompanha sozinho um casal de namorados.

Sem quê nem pra quê - Sem mais nem menos.

Seu bichinho - Seu fulano.

Siga certo - Vá em frente.


Sinal - Pinta no corpo (nevo).

Sinaleira - Sinal de trânsito, semaforo

Só - Usado para reforçar algo. ("-Esse cara fala mais que a nega do leite, né?/ -É, ele fala!")

Socado - Cheio, entupido.

Socorro - Estepe de pneu.

Sombreiro - Sombrinha de praia.

Tá de calundu - Tá zangado, na bronca.

Tá ligado? - Entendeu?; Falou?

Tá mangaba - Tá moleza.

Tá na jante (pneu) - pneu velho, gasto (tá careca!).

Tá na pindaíba - Tá sem grana, tá duro.

Tá rebocado! - Pode crer!

Tá sem um puto -Tá sem grana, duro.

Tá um baba - Tá moleza.

Tabaréu/Tabaroa - caipira.

Taboca - Tipo de biscoito oco e arredondado; pancada;
vantagem.

Tábua - Assento do vaso sanitario.

Taco - pedaço.

Tanque - Caixa d'água.

Taxiceiro - Taxista

Taquinho - Pedacinho.

Ter arte do cão - Ser pertubado, traquinas.

Tiquinho - Pouquinho. ("Deixe só um tiquinho pra mim.")

Tirado - Metido.

Tirar o contrato - Assinar o contrato.

Tirar do tempo - Desregular o motor do carro.

Tirar idéia - Tirar onda.

Tirar o corpo - Se mandar, dar o fora.

Tirar o pé de banda - Sair da jogada.

Tirar pergunta - Tirar satisfação.

Tô pouco me lixando - Não quero nem saber.

Tô de maresia - Estou sem fazer nada, vagabundeando.

Tolete - cocô.

Tomar uma - Beber. (bebida alcoólica)

Tomar um chelp - Descobrir que estava errado; se dar mal em alguma discussão. ("Foi discutir com a professora e acabou tomando um chelp!")

Tomar raiva - Ficar com raiva.

Tomar tenência na vida - Tomar jeito.

Tomar um chá de se pique - Retirar-se, ir embora.

Tope - Tamanho. ("Ele é do meu tope.")

Topete - Ousadia, falta de respeito. ("Não tome topete comigo não, viu?")

Torar - Arrebentar.

Transmissão - Registro hidráulico.

Trava na língua - Língua presa.

Treta / Treita - Malandragem, safadeza.

Trocar idéias - Conversar.

Troncho - Desarrumado, torto, sem equilíbrio.

Truta - Mentira, sacanagem.

Um mucado - Um bucado, um monte, vários.

Uma hora dessa - Qualquer hora.

Umbora? - Vamos?

Vagal - Preguiçoso, vagabundo, estudante que "fila" aula

Vai desculpando - Desculpe-me.

Vambora / Vãobora - Vamos?

Vara - Baguete, pão mais comprido.

Varapau - Sujeito alto e magro.

Va te catar! - Vá encher o saco de outro!

Vazio - Livre, disponível. ("Esse lugar tá vazio?")

Ver miguel - Ir no banheiro.

Virado na porra - chateado

Virado no cão - chateado

Virado no estopô - chateado

Vixe Maria! - Virgem Maria!

Xaréu - Pessoal que entra no estádio de graça no final do jogo, quando abrem-se os portões.

Xôxa - Sem graça, insípida.

Xurumela - Papo-furado; história mal contada.

Zarolho - Caolho.

Zerinho ou um / Zero ou um - Jogo tipo par ou ímpar.

Zorra - Qualquer coisa; bagunça; interjeiçao para substituir p...; situação ruim.

Zuada - Barulho.

Zunhada - Arranhar com as unhas, unhadas.

Espero q tenham gostado.

12 recadinhos:

Renata disse...

kkkkk...mto bom saber amiga, assim quando for a Bahia tô treinada.
Q jeito mais engraçado de algumas palarinhas "tá de calundu- tá zangado,na broca" kkkkk

Adorei,

Beijos!

Aline Cristina disse...

Ameiiiiiiiiiiiii!
rs rs rs

Mamãe Feliz disse...

Hahahaha...adorei!!!! Muito bom, conhecia algumas fui 3X a BA...bjokas linda!

.Justlow disse...

Tem umas ai que até falo aqui kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Curti e ri ;*

Edivânia disse...

Hahaha..muuuito bom, engraçado que no Sul mais precisamente em Porto Alegre onde morei, eles tb chamam de "cacetinho" o pão francês, nossa até se adaptar com isso, passamos muita vergonha e rimos muito tb, rs..

Beijinhos

Juliana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana disse...

OI amiga estou retribuindo a visitinha! adorei seu cantinho! è tudo de bom! Já estou te seguindo querida! Beijos! Sempre passarei por aqui!

TALITA PORTES disse...

kkkkkkkkkkkkk...ri horrores, por aqui tb tem o pernambuques, qualquer dia eu posto p vc ver!!bjus

Tatiane Camilo (Thattíca) disse...

kkkkkkkkkkkk. Muito bom miga, tem algumas coisas que a gente tbm usa aqui pelo sul. Mas é muito bom, qdo for pra Bahia já sei falar bahianês. kkkk.
Bjs.

Erica Ferro disse...

Hahahaha
Eu sou do nordeste e por isso sei quase tudo dessas gírias aí.
Sotaque baiano é muito engraçado, rs.

Beijo.

Amanda disse...

kkkkkkkkkkk...mto bom,quando for a Salvador já vou entender as gírias kkkkkkkkkkk...

Bjs!

Motivo Para Sorrir disse...

É bem extensso rsrsrs, muitas delas aqui em Goiás usamos também, ou pelo menos quando criança eu aprendi rsrsrsrs. Meu carrinho também é um Fiesta, só que antigo rsrsrsrs. Lindão seu carro viu, parabéns.
Beijos

Su e Sara


GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Minhas fotos favoritas

Related Posts with Thumbnails